O PROJETO

       As raízes deste projeto fixam-se no ano de 2000, quando o Departamento de Artes Visuais da UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville – inicia a criação de um acervo de obras originais na linguagem da Gravura, com o objetivo de oportunizar aos acadêmicos contato com as mesmas. Junto com as obras vieram depoimentos dos artistas brasileiros sobre a Arte e processos de criação. Este acervo, composto por 70 obras originais doadas pelos artistas com finalidade pedagógica, é parte constituinte do Memorial Histórico da UNIVILLE. 
        A partir do acervo em questão, inicia-se o projeto “Acervo de obras de arte em gravura da UNIVILLE: construção de material educativo”, no ano de 2009. O Acervo tem como grupo principal o Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação – NUPAE, também da UNIVILLE. 

        Pretende-se, com este projeto, construir material educativo constando de um Banco de Imagem/Texto do acervo. O Material Educativo constará de uma Ficha Técnica com foto do trabalho artístico, nome do artista, procedimentos técnicos, trajetória artística, etc. Os artistas selecionados são de renome nacional e internacional, que continuam em busca de inovações técnicas e estéticas. 
        O Material Educativo enfatizará técnicas tais na Linguagem da Gravura: Xilogravura, Litogravura, Calcogravura (Gravura em Metal) e a Serigrafia, entre outros procedimentos técnicos e materiais alternativos, dos quais os professores poderão trabalhar em sala de aula. 
        Este projeto vai também ao encontro dos objetivos propostos do Centro Memorial Histórico da UNIVILLE. A idéia é criar, por intermédio de práticas artísticas, novos conceitos estéticos e novas possibilidades para se trabalhar com materiais alternativos, envolvendo a linguagem da gravura com técnicas mistas e outras linguagens, a exemplo da Tecelagem com fibras naturais e vegetais, técnicas de dobradura como o Kirigami, entre outras. Esses exercícios e vivências possibilitarão compor efeitos tridimensionais nas produções artísticas, bem como outros suportes para trabalhar matrizes criativas, gerando novas imagens, texturas, movimentos, transparências e outras possibilidades estéticas e pedagógicas. 
        Os professores de Artes, muitas vezes, não tem em suas práticas didáticas, o estudo da Linguagem da Gravura. Razões inúmeras podem ser, entre elas, a falta de conhecimento histórico, técnico e estético que essa disciplina proporciona. Não sabem como trabalhar essa importante linguagem em sala de aula, geradora de vivências criativas e de conhecimento cultural. 
        Também pelo não conhecimento do Acervo de Obras de Arte em Gravura da UNIVILLE, os professores de Arte e acadêmicos não incluem visitas de estudos e pesquisas em suas práticas, distanciando-se do entendimento desse espaço como bem cultural. 
        Fizemos uma investigação na Universidade em forma de questionário com alunos e professores de Arte e constatamos que a comunidade acadêmica não tem conhecimento deste importante acervo cultural. 
        Este projeto vai ao encontro com objetivos de preservação do patrimônio propostos pelo Centro Memorial da UNIVILLE, tais como: converter o memorial em uma estrutura dinâmica e interativa, com a instituição de ensino superior (UNIVILLE) e com a comunidade, evitando a condição de espaço estanque apenas para guarda de documentação e de acervo de objetos históricos; Valorizar o acervo documental histórico nos locais de origem e promover a sua utilização historiográfica como uma opção a mais de pesquisa para os alunos; 
        Neste primeiro ano de projeto, concentraram-se as atenções na fundamentação de conceitos da história da gravura e sua trajetória no universo artístico, compreendendo-a como linguagem, arte e cultura. 
        Iniciamos um estudo teórico da linguagem da Gravura através dos tempos, contemplando todas as técnicas que constam no Acervo. Organizamos Fichas de Material Educativo de cinco artistas, como Célia Ceschin (serigrafia), Cláudio Tozzi (serigrafia), Paulo Cheida (xilogravura), Ubirajara (litogravura) e Luiz Hermano (Gravura em Metal). 
        Para o ano de 2010 a proposta foi continuar com as pesquisas teóricas da linguagem da gravura, contatar mais artistas e verificar a possibilidade de mais doações de suas obras para completarmos o acervo de gravura e continuarmos com as Fichas Técnicas dos artistas que já compõem o acervo da UNIVILLE. 
        Pesquisamos, então, mais cinco artistas, sendo eles: Arlete Santarosa (xilogravura), Cássia Gonçalves (ponta-seca em matriz de acetato), Constança Lucas (infogravura), Mabel Fontana (litogravura em três cores) e Marilu Trevisan (xilogravura). 
        O Material Educativo consta de uma Ficha Técnica com foto dos trabalhos artísticos, nome do artista, procedimentos técnicos e trajetória artística. São artistas de renome nacional e internacional, que continuam em busca de inovações técnicas e estéticas. Esse material abrange ideias, conceitos e inquietações desses artistas, que ao doarem suas obras, enviaram também texto escrito. 
        A atualização dos currículos destes artistas é feita através do contato com eles, que nos enviaram livros de sua autoria sobre gravura, catálogos, fotos de trabalhos e outros documentos para nos auxiliar nas fichas técnicas, então atualizadas e com produções recentes. 
        Exemplos de colaboradores são: Maria Bonomi, que nos doou os seguintes livros: “Gravura à Arte Pública” de 2007 e “Gravura Peregrina” de 2008; Cássia Gonçalves, que enviou-nos sua Dissertação de Mestrado e imagens de sua exposição em CD; Augusto Sampaio, com catálogos; Paulo Cheida Sans com o catálogo “Gravatas e Gravuras”; Cláudio Tozzi enviou os seguintes catálogos, intitulados “Múltipla diferença”, “Geometrias do Tempo” e o “Portfólio Brasil Artes Plásticas”, além do livro “Contando a Arte de Cláudio Tozzi. 
         Para o ano de 2011 propomos continuar com as pesquisas teóricas da linguagem da Gravura com mais cinco artistas, pretendendo entrar em contato com os artistas que já compõem o acervo e solicitar outras produções científicas e culturais recentes para completarmos a documentação de sua trajetória artística e atualizar o acervo de gravura, e também fazer uma investigação de artigos publicados em revistas. Este material contribuirá para o enriquecimento cultural, social, artístico e pedagógico, no qual os professores, acadêmicos e artistas se beneficiarão com seu conteúdo para suas práticas pedagógicas.



OS KIRIGAMIS





 







 



GRAVURA COM MATRIZES ALTERNATIVAS




    Tecelagem           


 Lacres de latas de bebidas