CÉLIA CESCHIN

Célia Ceschin é Professora de Arte no Ensino Básico desde 1992 e professora universitária desde 1996 nas disciplinas de Gravura e de Tecelagem do curso de Artes Visuais na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, além de mentora do projeto Acervo de Gravuras da Univille.
Natural de Curitiba, Paraná, Célia começou sua formação artística na Escola Profissional de Pintura do Paraná em 1974, tendo aperfeiçoado sua técnica nos ateliês de Luiz Carlos de Andrade Lima e André Kennedy.
Célia Ceschin é um nome que faz parte do panorama artístico de Joinville. Morando na cidade desde 1985, quando chegou para cursar Letras na Fundação Educacional da Região de Joinville, sentiu-se atraída pela técnica da serigrafia e passou a explorar os temas Joinvilenses. (in A Notícia – 06/03/1991). Contudo, graduou-se na primeira turma de Educação Artística da hoje conhecida por Universidade da Região de Joinville.
Desde que aqui chegou, engajou-se no movimento artístico da cidade, participando ativamente da AAPLAJ – Associação de Artistas Plásticos de Joinville, através da qual se familiarizou com os artistas locais construindo sólidas relações que permanecem até hoje.
Com participação em inúmeras exposições e tendo recebido premiações em diversos Salões de Arte, ganhou visibilidade artística que a oportunizaram desenvolver atividades relevantes em sua carreira. Teve um período de auge, quando então, suas obras foram muito solicitadas, sendo também muito divulgadas em jornais.
Desenvolveu em 1989, logotipo, camiseta, cartão e catálogo para o Museu Arqueológico de Sambaqui, Joinville – Santa Catarina. Foi selecionada para o 5º Salão dos Novos da Galeria Victor Kursancew, também em Joinville.

  • 1992 - Curso de pós-graduação em Nível de Especialização em “A Prática Social da Arte: Educação e Sociedade”, ministrado pela USP/ECA – Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes em convênio com a FURJ/Univille;

  • 1999-02 - Mestre em Educação. Curso de Especialização Strictu Sensu em Educação ministrado pela FURB/UNIVILLE – Blumenau – SC.

  • Dissertação de Mestrado: “A Gravura como Linguagem e suas Possibilidades no Contexto Pedagógico Didático do Ensino Fundamental” – FURB/UNIVILLE – Blumenau/SC – Julho, 2002.

  • Realizou pesquisa, em 2002, buscando o desenvolvimento de uma tinta translúcida para pintar em transparências (plástico) de forma que a tinta ficasse visível ao ser projetada, para que fosse utilizada como material de apoio pedagógico para os professores.

“A técnica da serigrafia é uma forma de buscar a síntese do trabalho. Com ela consigo dar à minha arte a transparência necessária, o movimento e a beleza.” (in A Notícia – 07/06/1989)

Célia Ceschin procura expressão própria na seri-gravura. (...) sempre dentro de um princípio de associação de cores e multiplicação de uma forma básica fragmentada. A bicicleta, a forma humana, vestígios arquitetônicos, vegetais e pássaros encontram abrigo e evidência. A superposição de elementos e cores criam uma dinâmica e um movimento onde transparência e cores interligam-se como um jogo de espelhos, permitindo múltipla leitura e simultaneidade de imagens.” Lindolf Bell, crítico de arte, poeta e marchand da Galeria Açú-Açú de Blumenau/SC, Jornal de Santa Catarina, 19/10/1989.

O sonho de ser artista, de ser pesquisadora, de saber criar e superar, me colocou diante de desafios que por muitas vezes achei impossíveis de serem superados, como: aprender para saber e pesquisar para criar. Esse movimento culminou com a atividade de ensino, que me colocou diante da necessidade de escrever e ter como meta tornar realizável um projeto, em que a arte despertasse no aluno um meio de comunicação e fonte de conhecimentos para o aprimoramento sensorial”.

CESCHIN, Célia. A gravura como linguagem e suas possibilidades no Ensino Fundamental. CADERNO DE PEDAGOGIA. Joinville: Ed. da Univille, v.2, 2005.  


Pesquisa de Discentes Elizabeth Marques Hagedorn e Josias de Oliveira feita no ano de 2006 para o Departamento de Artes Visuais da UNIVILLE.


3º Lugar no Concurso de arte “Em Busca de Novos Talentos”, Telesc/Listel. Publicação na capa da Lista Telefônica de 1991.



 
5º Salão dos Novos 
Galeria Victor Kursancew, Joinville/SC
Trabalho: Instalação em gravura (aquário) - 1990



 
Camisetas para formandos

Exposição Galeria Açú-Açú, Blumenau, 1989.

Acima, camisetas feitas à serigrafia.

 


Desenvolveu em 1989, logotipo, camiseta, cartão e catálogo para o Museu Arqueológico de Sambaqui, Joinville - Santa Catarina.

Desenho

Pintura

Exposição UNIVILLE, 1986 

  Prêmio 1º lugar da 4º Arte Clube no Joinville Tênis Clube - 1987



   
Design para jóia sobre
Passarada - 1991

 
Menção honrosa no 1º Salão de Arte a Série               
Contemporânea, Museu de Arte de Joinville, 
júri popular, instalação - 1991.*


 * “Luminoso em transparência da Série Passarada”. 




Painel - Edifício Mário Avancini - Serigrafia 2002 


Painel - Sala da Diretoria do Colégio Cenecista Elias Moreira – Serigrafia 1989 


Painel da Série Passarada – Serigrafia, 2002, Acervo Univille

  


Realizou pesquisa, em 2002, buscando o desenvolvimento de uma tinta translúcida para pintar em transparências (plástico) de forma que a tinta ficasse visível ao ser projetada, para que fosse utilizada como material de apoio pedagógico para os professores. 





Graduação

Célia Ceschin


Serigrafia - 1989
Nesta época flores, indústrias e bicicletas, foram os temas joinvilenses mais retratados pela artista em suas gravuras  



Serigrafia Díptico - Acervo de Gravura da Univille - 2001

Serigrafia (tríptico) Saguão da Univille - 2001

Serigrafia Laca - 2001






Currículo Lattes de Célia Ceschin - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4739999P2