terça-feira, 16 de agosto de 2011

Rembrandt e a Arte da Gravura

Obra do mestre gravador holandês é exibida pela primeira vez no Brasil


Paula Alzugaray 


Rembrandt Hermanszoon van Rijn (1606-1669) foi um mestre da pintura barroca holandesa, mas ficou famoso graças às suas gravuras. Numa época em que a técnica da gravura em metal tinha uma função “fotográfica” de reproduzir a pintura para fins de divulgação, Rembrandt desenvolveu o seu uso artístico. Depois dele, a gravura passou a ser vista como gênero de arte em si, valorizada por colecionadores de toda a Europa. O mestre holandês chega agora a São Paulo na exposiçãoRembrandt e a Arte da Gravura, no Centro Cultural Banco do Brasil, com entrada franca.



A coleção de 83 gravuras em exposição pertence ao Museu Casa Rembrandt de Amsterdam, montado na casa que foi residência e ateliê do artista, e apresenta um painel diversificado do que foi sua produção gráfica. O conjunto inclui auto-retratos, sua principal fonte de estudos de expressões faciais; retratos de anônimos e celebridades da época; paisagens; nus; alegorias e cenas do cotidiano da cidade holandesa do século 17, como mendigos, curandeiros, envenenadores de ratos, saltimbancos, viajantes e até gente urinando.

O grupo mais numeroso é formado por cenas bíblicas e religiosas, tema favorito de Rembrandt. É nas visões, aparições e iluminações que o artista consegue, com total maestria, explorar impressionantes projeções de luzes e a dramaticidade dos contrastes de claros e escuros. A exposição traz também um panorama da obra gráfica de antecessores, contemporâneos e discípulos. O destaque é “Rembrandt e três mulheres”, gravada por Pablo Picasso em 1934. Fotografia do século 17

CCBB-SP
Rua Álvares Penteado 112 – São Paulo – (11) 3113 3651
Até 3/11
FONTE: http://www.terra.com.br/istoegente/163/diversao_arte/expo_rembrandt.htm

Um comentário: